"Somos separados daqueles que amamos, e enfrenta essa dor nos deixa fortes." (Cavaleiros do Zodíaco O Filme O Prólogo do Céu)

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Lost Canvas


Lost Canvas




Saint Seiya: The Lost Canvas - The Hades Myth (聖闘士星矢 THE LOST CANVAS 冥王神話) é um mangá da série Os Cavaleiros do Zodíaco, lançado em 2006 no Japão. O mangá narra as histórias e as batalhas entre os Cavaleiros de Atena e as Estrelas Malignas de Hades na época em que os lendários Dohko de Libra e Shion de Áries possuíam 17 anos, ou seja, em 1743.








Os eventos narrados em The Lost Canvas são os mesmos do mangá Next Dimension, ocorrendo, no entanto, algumas diferenças entre as narrativas.[1] O mánga tem total aprovação do criador da série, Masami Kurumada, que está trabalhando no mangá Next Dimension. Os dois mangás contam a mesma história, mas sob pontos de vista diferentes.






História


A série dá destaque ao antigo Cavaleiro de Bronze de Pégaso, Tenma. Tenma é órfão como Seiya, e tem uma ligação forte com Alone, o hospedeiro de Hades na época, e com Sasha, a reencarnação de Atena, que moravam no mesmo orfanato que Tenma.








Existem várias ocorrências interessantes no mangá. Por exemplo: a maneira como os espectros atacam é diferente. Ao contrário da época atual, em que as Estrelas Malignas vão em peso ao Santuário, os Espectros de Hades lutam em diferentes partes do mundo, inclusive no próprio Santuário. O tom das histórias é mais dramático, o que rende ao mangá ótimas críticas.






Mais um ponto essencial que está rendendo sucesso à Lost Canvas se refere à revelações que condizem cronologicamente com fatos da era atual, como de onde veio o rosário que Shaka de Virgem usa para mostrar as estrelas malignas que foram derrotadas ou o porquê que Hades sente um certo "medo" pelo Cavaleiro de Pégaso.






O roteiro está sendo bem mais elaborado com fatos que normalmente passam por um simples "clichês", na verdade tem um motivo importante: Por exemplo o fato de Sasha e Alone serem irmãos (para que Atena pudesse intervir na ressurreição de Hades por estarem mais próximos um do outro), o Cavaleiro de Ouro Touro se auto chamar Aldebaran (homenagem à estrela principal da constelação) e Albafica de Peixes ser uma pessoa distante de todos e não manter relacionamento (por ter em seu sangue o próprio veneno de suas rosas demoníacas).






O nome The Lost Canvas pode ser entendido como A Tela Perdida (ou quadro, pintura…), pois o plano de Hades na referida época é usar os talentos artísticos de Alone para destruir a Terra. Quando Alone terminar de pintar o seu quadro, o mundo cairá nas trevas.






[editar] Estilo


O traço utilizado pela japonesa Shiori Teshirogi não é muito semelhante ao de Masami Kurumada. A aparência dos personagens é similar aos da geração de Saga de Gêmeos como grande mestre, provavelmente uma exigência de Kurumada, que reforça o princípio da Reencarnação. As armaduras são mais detalhadas do que as do mangá original.






Alguns erros podem ser notados na publicação da Shonen Champion, como, por exemplo, o personagem Hypnos que aparece com uma estrela diferente na testa.[2][3]






[editar] Personagens


Ver página anexa: Anexo:Personagens de The Lost Canvas


Alone: É um jovem muito talentoso para a pintura e pacífico, por isso foi escolhido para ser a reencarnação de Hades. É induzido por Pandora a acreditar que a morte é a real salvação, tornando-se assim o Imperador das Trevas. É irmão de sangue de Sasha.


Sasha: Irmã mais nova de Alone, que é a pessoa escolhida para servir como hospedeiro para Hades. Por ser a reencarnção de Atena, possui um cosmo forte desde pequena. Ela depositou uma pequena quantidade do seu cosmo divino nas pulseiras de flores que deu a Tenma e a seu irmão Alone. O cosmo depositado na pulseira manteve a alma de Tenma em seu corpo, enquanto sua mente vagava pelo Mundo dos Mortos.


Tenma de Pégaso: Dohko o descobre como cavaleiro devido ao ato de tentar salvar seu vilarejo de um desastre. Dominou o cosmo em pouco tempo e em dois anos de treino, se tornou um cavaleiro de Atena. Assim como Seiya e Saori, Tenma possui uma ligação com Sasha, mas diferente do casal atual. Os dois viviam no mesmo orfanato, junto com Alone, e são bons amigos.


Shion de Áries: Mestre em telecinese, teleporte e telepatia, tem ar imponente, porém, mantém um olhar sempre sereno. É um grande amigo de Dohko de Libra e também é considerado um dos mais poderosos cavaleiros de todos os tempos, além de um dos únicos a permanecer vivo após a Guerra Santa dessa época. É discípulo de Hakurei de Altar. Será o Mestre do Santuário da era atual e também o mestre de Mu, o atual cavaleiro de Áries.


Dohko de Libra: É o Mestre Ancião apresentado no mangá original, porém, mostrado quando ainda era jovem. Firme em suas crenças, vê Tenma como um irmão caçula e prevê grandes coisas para ele. Outra característica desse poderoso cavaleiro de ouro, é que ao elevar seu cosmo aparece uma tatuagem nas suas costas, a exemplo Shiryu, o cavaleiro de bronze de Dragão e seu discípulo na época atual, a diferença é que Shiryu possui a do "dragão" e Dohko a do "tigre".


[editar] Anime


No dia 01 de dezembro de 2008, foi anunciado mundialmente pela revista Shonen Champion que Masami Kurumada, em parceria com a Tokyo Movie Shinsha, iria produzir episódios animados baseados no mangá. Os episódios, no formato de Original Video Animation (Ova), serão lançados diretamente em DVD a partir do dia 24 de junho de 2009.[4]






Funções principais (elenco incompleto):[carece de fontes?]






Diretor: Osamu Nabeshima


Composição de série: Yoshiyuki Suga


Character Design: Yuko Iwasa


Design Work: Yasuhiro Moriki


Trilha Sonora: Kaoru Wada


[editar] Dublagem - Japão (elenco incompleto):


Tenma: Tetsuya Kakihara ( vencedor do prêmio de melhor dublador revelação no Japão )


Alone: Hiro Shimono (Aiolia de Leão do Drama do Episódio G)


Sasha: Aya Hirano ( Suzumiya Haruhi em Suzumiya Haruhi no Yuuutsu e vencedora do prêmio de melhor dubladora no Japão )


Pandora: Nana Mizuki ( Hinata em Naruto )


Hypnos: Tsuboi Tomohiro ( Izumo em Naruto )


Yato: Abe Atsushi ( Alex em Coyote Ragtime Show )


Yuzuriha: Kobayashi Sanae ( Allen Walker em D.Gray-man )


Shion: Miki Shinichirou ( Aiacos na Fase Inferno de Hades )


Dohko: Miyake Kenta ( Zangief em Street Fighter IV )


[editar] Dublagem - Brasil:


Tradução - Marcelo Del Greco


Direção - Hermes Baroli e Zodja Pereira




Gravação de Áudio/Mixagem - Guilherme Borges




Narração - Gilberto Rocha Junior


CAVALEIROS DE BRONZE


Tenma de Pégaso - Charles Emmanuel
Yato de Unicórnio - Yuri Chesman




CAVALEIROS DE PRATA


Yuzuriha de Grou - Tatiane Keplmair




Hakurei de Altar - João Angelo




Cérbero - Afonso Amajones


Auriga - Hélio Vaccari




Sagitta - Yves Resende




Cão Maior - Roberto Leite


Hércules - Victor Hugo




CAVALEIROS DE OURO


Shion de Áries - Luiz Laffey


Dohko de Libra - Wellington Lima




Albafica de Peixes - Ricardo Schnetzer


Manigold de Câncer - Alexandre Moreno


Asmita de Virgem - Marco Antônio Costa


Hasgard de Touro - Mauro Ramos




Sísifo de Sagitário - Flávio Dias


ESPECTROS


Minos de Griffon - Ricardo Sawaya




Kagaho de Benu - Roberto Leite




Giganto de Ciclope - Antonio Moreno




Laimi de Verme - Leo Stefanini


Flégias de Lycaon - Wagner Torres




Markino de Esqueleto - Alexandre Moraes


Fiodor de Mandrágora - Guilherme Marques




Niobe de Deep - Rodrigo Araújo




Chesire de Cat Sidhe - Tiaggo Guimarães




Violet de Behemoth - Mabel Cezar


Zelos de Sapo - Vagner Fagundes




Stand de Besouro Mortal - Victor Hugo




Edward de Sylph - Haroldo Miklos




Byako de Necromancer - Rodrigo Domeni


Wimber de Morcego - José Trassi




Kiew de Durahan - Felipe Montanari




DEUSES


Sasha (Atena) - Luciana Baroli




Alone (Hades) - Silas Borges/Rodrigo Domeni


Hypnos - Nestor Chiesse


Thanatos - Felipe Grinann




OUTROS


Pandora - Miriam Ficher




Grande Mestre/Sage de Câncer - João Ângelo




Padre - Antonio Natal




Garotos e Órfãos - Fabio Campos, Laura Ronquini, Leticia dos Santos, Pedro Couto e Rodrigo Dutra




Agathia - Letícia Celini




Pai de Agathia - Luiz Terribele
Atla - Tom de Souza


Moradores da Vila - Marcos Michelasso e Alexandre Moares


Salo - Gabriel Martins


Selinsa - Kate Kelly


Teneo - Fábio Campos




Outros personagens coadjuvantes - Fabio Campos, Leo Stefanini, Madson Britto, Roberto Leite, Rodrigo Dutra, Tiaggo Guimarães e Wagner Torres,Madson Britto, Wagner Torres, Antonio Natal, Fabiano Vasconcelos, Guilhermes Marques, Gustavo Chinarelli, Helio Santos, Victor Hugo e Rodrigo Domeni.
Temas de abertura


Episódios 1 a 13: "The Realm of Athena" por Banda EUROX(No Brasil, por Rodrigo Rossi)


Temas de encerramento


Episódios 1 a 13: "Hana no Kusari" por Maki Ikuno junto com a banda Marina del Ray (No Brasil, por Melissa Matos .)


[editar] Lista de episódios


Ver página anexa: Lista de episódios de Os Cavaleiros do Zodíaco


[editar] Dublagem


Ver página anexa: Lista de dubladores


No Brasil, a série possuiu três dublagens. A primeira, feita no estúdio Gota Mágica, foi acompanhada de perto pelos executivos da Bandai, que já esperavam um grande sucesso. Essa dublagem apresentou muitos erros, como por exemplo, o cavaleiro Jabu de Unicórnio que virou Jabu de Capricórnio.






Mais tarde, afim de conseguir que a série pudesse ser novamente exibida em terras brasileiras, chegou-se ao consenso que seria mais fácil redublar toda a série do que conseguir posse das fitas originais que estavam sob fortes problemas judiciais (devido a falência da Rede Manchete). Esta segunda dublagem, foi feita no estúdio Álamo que realizou um trabalho com mais cuidado e esmero do que a primeira versão. Entretanto a redublagem não contou com a volta de todos os dubladores originais (além dos que faleceram, a Álamo trocou os dubladores de Marin de Águia, Poseidon e Bado de Alcor). Os erros desta versão são mínimos, mas ainda há alguns problemas. A Álamo também dublou os episódios do capítulo Santuário da Saga de Hades e o filme Prólogo do Céu.






Juntamente com os episódios do capítulo Santuário, foi produzido um episódio especial chamado Episódio Zero, que resumia os acontecimentos da série até a Saga de Hades. A dublagem desse especial ficou a cargo da empresa Dubrasil que utilizou os mesmos dubladores da Álamo. A Dubrasil dublou, ainda, os capítulos Inferno e Elíseos da Saga de Hades, e redublou os quatro filmes antigos, entretanto o elenco de dublagem sofreu várias modificações.






No Japão, após vinte anos sendo dublada pelas mesmas pessoas, Masami Kurumada, trocou os dubladores originais dos cinco Cavaleiros de Bronze e da deusa Atena por pessoas mais jovens.






De acordo com uma carta que foi publicada no site do próprio Kurumada, ele dizia que a voz de vários dos dubladores antigos estava "nojentamente imprestável" ('helplessly gross' na tradução em inglês que o site disponibilizou), e que queria "alcançar uma nova geração de fãs" usando um elenco mais "atual", que é facilmente reconhecido de séries que estariam "na moda" no Japão.






Essa noção contradiz diretamente o posicionamento de Toru Furuya (primeiro dublador japonês de Seiya), e do diretor Shingeyasu Yamauchi (diretor dos treze OVAs de Hades-Santuário e do filme Prólogo do Céu), que afirmavam que o público de Cavaleiros no Japão são os adultos que acompanharam a série quando crianças. Furuya se afastou por não desejar continuar o trabalho sem seus companheiros, e aparentemente, Kurumada deliberadamente vetou Yamauchi, usando a fraca recepção do filme no Japão como argumento (o filme apenas se pagou quando exibido, mas foi um sucesso quando lançado em DVD). Disso surgiram os novos dubladores e o novo diretor da série que assumiram na Fase Inferno.






The Lost Canvas




Número Nome original do episódio Versão brasileira Versão portuguesa Data de lançamento


01 A Promessa A Promessa 24/06/2009


02 O Despertar de Hades! O Despertar de Hades! 24/06/2009


03 A Guerra Santa Começa! O Início da Guerra Santa! 21/08/2009


04 Pulseira de Flores da Oração A Pulseira de Flores 21/08/2009


05 Rosas Envenenadas Rosa Venenosa 21/10/2009


06 Cortejo Fúnebre de Flores O Funeral de Flores 21/10/2009


07 Os Frutos da Saboeira Mokurenji Os Frutos da Mokurenji 23/12/2009


08 Um Dia Agradável Brisa Refrescante 23/12/2009


09 A Grande Estrela A Estrela Gigante 23/02/2010


10 A Queda O Advento 23/02/2010


11 Inalcançável Fora de Alcance 21/04/2010


12 Sacrifício que não Sumirá Sacrifícios sem Fim 21/04/2010


13 Começando A Partida 21/04/2010

Um comentário:

"Não pode chover o tempo todo.O céu não pode cair para sempre. E embora a noite pareça longa.Suas lágrimas não podem cair para sempre."
The Crow