O mangá de Shurato começou a ser publicado no final da década de 1980 na magazine Shōnen King da revista Shōnen Gahosha e foi animado pelos estúdios da Tatsunoko Productions. Estreou na TV Tokyo em 6 de abril de 1989 e continuou até 18 de janeiro de 1990, gerando 38 episódios,[1] ainda que seu final só tenha sido mostrado no OVA auto-intitulado de 1991. Algumas edições internacionais do anime foram feitas, ainda assim os países em que obteve maior sucesso foram Japão, França e Brasil.[2]
Enredo
Ver artigo principal: Episódios de Tenkū Senki Shurato e OVAs de Shurato Souseihe no Danmari
Shurato Hidaka e Gai Kuroki são dois melhores amigos de infância e opostos um do outro em aparência e personalidade. Enquanto lutavam um contra o outro na final de um torneio de artes marciais, eles são subitamente encobertos por uma misteriosa luz e transportados para um lugar paralelo, o Mundo Celestial, onde a tecnologia moderna não existe e, ao invés disso, as pessoas dependem de seus Souma, uma forma de energia espiritual.
Shurato descobre que ele é, na verdade, a reencarnação de um rei antigo de mesmo nome, e um dos Hachibushu, um grupo de oito guardiões lendários com alta quantidade de Souma, sendo trazido para aquele mundo com Gai para lutar contra os deuses de Asra, uma legião de guerreiros destrutivos. Entretanto, por razões desconhecidas, Gai tenta matar Shurato repetidas vezes, confundindo Shurato, uma vez que o Gai real é um pacifista e a pessoa com mais compaixão que ele conhece.
Shurato, logo que acorda neste novo ambiente, conhece Rakesh, que se diz apaixonada por ele. Não demora muito e também encontra Gai, vestido com uma estranha armadura e disposto a matá-lo. Na luta ele encontra um pequeno artefato em forma de leão, que se transforma em sua armadura. É salvo pela aparição de Leiga (Rei Karla), que leva Rakesh e Shurato para junto de Vishnu, que revela ser ele um dos 8 Guardiões Divinos do Povo de Deva.
Shurato não aceita todas estas informações e apenas pensa em como encontrar Gai e voltar ao seu mundo, mas seus planos são alterados por ser espectador de uma traição a Vishnu: Mestre Indra, seu maior discípulo, a transforma em pedra. Ajudado pelo poder de Vishnu, foge do palácio junto de Hyoga (Rei Celestial) e Rakesh. Indra acusa-os de ter petrificado Vishnu e juntos deverão provar sua inocência e trazer a vida novamente a Vishnu. Depois que descobrem que Indra é o verdadeiro traidor, Ryuma e Leiga se juntam a eles, já os demais guardiões são enganados pelo falso comandante e acabam lutando com seus companheiros.
Versões internacionais
Em 1991, começou a ser exibido pela TF1 na França, tendo Thierry Redler como Shurato e posteriormente também nas Filipinas com Carlo Eduardo Labalan e Jimmy Manalo no papel principal.[1] Em 1996, a série foi trazida para o Brasil através da Tikara Filmes, de Toshihiko Egashira, e exibida na extinta Rede Manchete. Tanto na França como no Brasil, o anime veio tentando pegar carona no sucesso que Os Cavaleiros do Zodíaco havia conseguido.
[editar] Recepção
Shurato fez sucesso em terras nipônicas, sendo celebrado por uns e considerado uma mera cópia de Os Cavaleiros do Zodíaco por outros. De fato, Shurato seria a última série de anime envolvendo armaduras e mitologias, chamado por alguns de sub-gênero "spirit". Ainda assim é tido como um dos precursores do henshin e como a maior inspiração para Guerreiras Mágicas de Rayearth, cujas criadoras eram grandes fãs da série.[7] Elas também renderam uma segunda homenagem com um doujinshi de Shurato intitulado Tenku Senki Shurato Original Memory (Muma), em 1990.[8]
No Brasil, o anime não chegou a ser um sucesso estrondoso, mas ganhou bastante notoriedade, sendo o único entre os animes que estrearam na Rede Manchete na época, o que incluia Sailor Moon e Samurai Warriors, a manter a audiência do canal. Além disso, gerou diversos produtos licenciados que iam de bonecos à jogo de tabuleiro, lançados pela Glasslite. Shurato seria reprisado até 1999, ainda que já tivesse sido esquecido pelo público devido a curta duração do anime. Havia planos da Tikara Filmes para exibir os seis episódios do OVA lançado após o final da série em 1991. Originalmente, deveriam ser exibidos na Manchete, mas devido a temores por parte da emissora com possíveis prejuízos, o lançamento foi deixado de lado, e a Tikara partiu para lançar Yu Yu Hakusho. Shurato voltaria a ser exibido na RedeTV!, que havia substituído a Manchete em 1999, o que durou pouco tempo, uma vez que o novo canal não fez pagamento de direitos de exibição.[9] Atualmente, após a volta de Os Cavaleiros do Zodíaco e Yu Yu Hakusho à TV, fãs esperam que a série também tenha seu retorno em um futuro próximo.
[editar] Comparações com Os Cavaleiros do Zodíaco
Por ter sido lançado a fim de pegar carona no sucesso de Os Cavaleiros do Zodíaco, Shurato possui diversas semelhanças com este anime, tais quais:
O contexto mitológico, na qual Os Cavaleiros do Zodíaco tinha como inspiração as lendas da mitologia grega e Shurato os moldes da religião Hindu, tendo Seiya e Shurato a missão de resgatar uma deusa, Atena e Vishnu, respectivamente.
As armaduras utilizadas pelos personagens de ambas as séries, com a diferença de que os shakti de Shurato são mais pomposos, com visual mais plástico, cheio detalhes em alto relevo e curvas; e as armaduras de Cavaleiros do Zodíaco são mais simples no começo e vão ficando mais complexas conforme o andamento da história. Além disso, a palavra "Shakti" não possui tradução no idioma japonês (assim como "Sohma"). Ela é escrita como "神甲冑", e significa literalmente "Armadura dos Deuses".
A energia ilimitada liga os personagens ao meio exterior, representado pelo Cosmo em CDZ e o Soma¹ em Shurato. A palavra "Soma", na verdade, sequer existe na língua japonesa (provavelmente, por esta razão, não foi traduzida para a nossa língua). Ela foi criada especialmente para o anime e escreve-se "光流", significando literalmente "fluxo de luz".
Personagens, como Ryuma e Shiryu de Dragão, e Ikki de Fênix e Leiga, que possui trejeitos andrógenos similares aos de Shun de Andrômeda, e seus respectivos golpes: "Asas de Fogo" de Leiga com "Ave Fênix" de Ikki, "O Dragão de Fogo" de Ryuma se assemelha ao "Coléra do Dragão" de Shiryu, além de outros como "Cristal de Aço" de Hyoga para o "Pó de Diamante" de Hyoga de Cisne, e a "Formação Mandala" à "Exclamação de Atena".
¹:Veja artigo em inglês que trata sobre o Ritual Soma.
Os 8 Guardiões Celestiais
São considerados os mais fortes dentre toda a força celestial de Deva. São compostos por 8 guerreiros que trajam shaktis, que é uma espécie de armadura que pode se transformar tanto numa proteção corporal, como num veículo de locomoção. Os oito guardiões são:
[editar] Shurato, O Rei Shura
Personagem principal do anime, foi transmigrado para o Mundo Celestial com seu amigo Gai. É fiel a todos os seus amigos e sempre se recusa a ter de lutar com Gai. Mais tarde descobre ser o Sucessor de Brahma, Deus hindu da criação. Possui uma personalidade temperamental e infantil, agindo as vezes por impulso ou por pura irresponsabilidade. Quando chega ao Mundo Celestial, não tem domínio algum do sohma, mas graças a ajuda de Salas e Mayuri (servos diretos de Vishnu), ele aprende a controlar seu poder. Apesar de não admitir, ele ama Rakesh, a ponto de dar a vida pela garota. Seus combates mais marcantes foram contra Kundaline de Akumamyou, contra o Mestre Indra e contra seu melhor amigo, Gai, o Rei Yasha.
Técnica #1
Mantra: Naumaki Sanmanda Bodanan Abila Unken Sowaka
Golpe: Poder de Shura (Shura Mahaken, lit. Punho Mágico do Leão)
Técnica #2
Mantra: Naumaki Sanmanda Bodanan Makka Jinbara Sowaka
Golpe: Tríade Suprema de Shura (Shura Kouhaken, lit. Pirâmide de Luz do Leão)
[editar] Gai, O Rei Yasha
Também sucessor de Brahma. Logo que chega ao mundo celestial é dominado pelo poder do Souma negro,que foi colocado nele por Shiva e passa a lutar contra Shurato. Na Terra, Gai era o melhor amigo e rival esportivo de Shurato. É derrotado por Shurato na luta contra as forças de Asra. Acaba meio que se fundindo ao espírito do amigo para guiá-lo ao caminho da luz.
Técnica #1
Mantra: On Bazara Tamakukkan Yasha Han
Golpe: Vento Cortante do Lobo Diabólico (Shippuu Marouken, lit. Furacão do Canino Diabólico).
Técnica #2
Mantra: On Bazara Tamakukkan Hakisha Han
Golpe: Espada do Lobo Diabólico (Yashakin Goushou, lit. Forte Vento do Lobo Iluminado)
[editar] Leiga, O Rei Karla
Personagem com trejeitos afeminados e muito brincalhão. Alia-se primeiramente a tropa de Gai, porém, com uma certa desconfiança sobre este e o mestre Indra. Após confirmar suas suspeitas,se junta ao grupo de Shurato. Mesmo com traços afenimandos, Leiga gosta mesmo de galantear as garotas, em especial a Rakesh, para bronca de Shurato. Seus poderes são baseados em ataques com penas, tanto ofensivos, como a técnica da Visão Voadora, que consiste em buscar a visão além do alcance.
Técnica #1
Mantra: Naumaku Sanmanda Bodanan Makka Karura Sowaka
Golpe: Tempestade de Penas Karla (Karura Hanefubuki, lit. Tempestade de Penas da Garuda)
Técnica #2
Mantra: On Buda Roshiyani Kawani Sowaka
Golpe: Visão Voadora (Karura Reishiu, lit. Visão Espectro da Garuda)
Técnica #3
Mantra: Naumaku Sanmanda Bodanan Giappyu Saraba Makka Rouro Sowaka
Golpe: Furacão das Penas Purpuras (Karura Yokushiran, lit. Vendaval Purpura da Garuda)
Técnica #4
Mantra: Naumaku Sanmanda Bodanan Giappyu Saraba Bigunan Sowaka
Golpe: Asas de Fogo Karla (Karura Kayokujin, lit. Incêndio de Plumas da Garuda)
[editar] Ryuma, O Rei Dragão
Fiel amigo de Hyouga, é o mais forte entre os guardiões e o primeiro a se unir a Shurato e Hyoga. Apesar de parecer ser o mais tímido é o primeiro a se casar. É determinado e sua arma é uma lança, na qual pode desferir golpes em alta velocidade. Na revolta de Indra, se sacrificou para derrotar Akalanata de Fudomyou, atingindo-o em seu ponto fraco. Logo volta à vida pelas mãos de Vishnu para combater as forças de Asra.
Técnica #1
Mantra: Naumaku Sanmanda Bodanan Nandu Ranandu Sowaka
Golpe: Dragão de Fogo (Ryuu Kaengeki, lit. Fúria Infernal do Dragão)
Técnica #2
Mantra: Naumaku Sanmanda Bodanan Agyan Nauei Sowaka
Golpe: Dragão Supremo (Ryuu Bakurengeki, lit. Fúria Explosiva do Dragão)
[editar] Hyoga, O Rei Celestial
Amigo inseparavel de Ryuma, foi o primeiro a se tornar amigo de Shurato. Era o assessor direto de Vishnu e foi um dos testemunhos da traição de Indra, pegando-o em flagrante. Era amigo de infância de Marishi também e testemunhou a sua morte após este sucumbir diante de Lengue, devido ao mal das bolhas vermelhas. Meses após a queda de Indra, ele se junta a Shurato e seus amigos na luta contra Shiva. Parece sentir algo por Lengue também.
Técnica #1
Mantra: Naumaku Sanmanda Bodanan Makaka Kyaraya Sowaka
Golpe: Cristal de Aço Celestial (Ten Oh Suishouketsu, lit. Cristais Congelates do Rei Celeste)
Técnica #2
Mantra: Naumaku Sanmanda Bodanan Makaka Kareiya Sowaka
Golpe: Tigre de Aço Celestial (Ten Oh Goumakou, lit. Chuva de Gelo do Rei Celeste)
Técnica #3
Mantra: Naumaku Sanmanda Bodanan Bishiyora On Sowaka
Golpe: Tigre de Gelo Celestial (Ten Oh Etsubakou, lit. Diamantes de Gelo do Rei Celeste)
[editar] Lengue, A Rainha Nahla
A única mulher entre os guerreiros celestiais. Acreditava plenamente no mestre Indra, por quem era apaixonada, rejeitando os sentimentos de Marechi de Marishi-Ten, que era apaixonado por ela e grande amigo de Hyoga. Foi derrotada pelo rei celestial, mesmo sabendo da verdade sobre o seu amado. Parece sentir algo em relação a Hyoga, meses depois da queda de Indra.
Técnica #1
Mantra: Naumaku Sanmanda Bodanan Makka Naara Sowaka
Golpe: Flor Solitária de Nahla (Naara Musouka, lit. Flor Final do Unicórnio)
Técnica #2
Mantra: Naumaku Sanmanda Bodanan Arou Rikya Sowaka
Golpe: Rosa Escarlate de Nahla (Naara Shureika, lit. Flor Carmesim do Unicórnio)
[editar] Kennya, O Rei Dappa
É o Guardião que mais desenvolveu o poder do Souma. De expressão séria e disciplinar, Kennya é o único que consegue neutralizar seu sohma na Caverna do Luar (além de neutralizar o sohma de seus companheiros). Foi o único além de Shurato, Hyoga, Rakesh e Ryuma que acreditou na palavra de Leiga, quando este mostrou-lhe a verdade sobre Indra. Porém, devido aos ferimentos do combate com seu amigo, acaba morrendo, no mesmo instante em que sua pequena irmã morrera do mal das bolhas vermelhas. Ressucitou pelas mãos de Vishnu para combater o exército de Asra.
Técnica #1
Mantra: Naumaku Sanmanda Bodanan Gyanau Sanra Sanra Sowaka
Golpe: Onda da Água Cortante (Dappa Suikourin, lit. Onda da Água de Bubalus)
Técnica #1
Mantra: Naumaku Sanmanda Bodanan Gyanau Shibetchi Shibetchi Sowaka
Golpe: Trovão de Água Dappa (Dappa Suiraisen, lit. Relâmpago de Água de Bubalus)
[editar] Dan, O Rei Hiba
O mais violento entre os guardiões. Quando era jovem, acreditava que a força bruta era a que determinava quem era o mais poderoso, mas após receber conselhos sábios de Vishnu, determinou-se a defende-la. Perdeu para Shurato, mas voltou a vida e se uniu a ele na luta contra as forças de Asra.
Técnica #1
Mantra: Naumaku Sanmanda Bodanan On Matarya Sowaka
Golpe: Tempestade de Areia Brilhante (Hiba Ryusakou, lit. Avalanche de Areia de Rhino)
Técnica #2
Mantra: Naumaku Sanmanda Bodanan On Bokuken Sowaka
Golpe: Terremoto Destruidor Hiba (Hiba Gekishinha, lit. Terremoto Violento de Rhino)
[editar] Vilões
[editar] Mestre Indra
Antigo comandante supremo das forças divinas de Deva. Com a aproximação do Palácio da Transformação, o Souma negro de Indra despertou e com isso ele traiu Vishnu e iniciou uma rebelião, culpando Shurato e Hyouga por terem transformado a Deusa em pedra. Devido à traição, ele é considerado o espião de Asra (na versão dublada,Asura na versão legendada no audio original) que se infiltrou no palácio celestial. De aparência calma e calculista, não tinha dado nenhuma suspeita de que era o traidor. Por isso, quatro dos oito guardiões divinos acreditaram em sua palavra. Foi derrotado por Shurato e Hyoga.
Mantra: Vishnu Horadara Kisha Bazara Handara Unhata
Golpe: Técnica Fantasma do Imperador do Trovão
Mantra: Naumaku Sanmanda Bazaradan Tarata Indora Aria Han
Golpe: Rajada do Imperador do Trovão
[editar] Shiva
Deusa da destruição,ela tem o poder de liberar e acentuar o soma negro que existe em todos os seres. É a Deusa que rege o povo divino de Asra. Fora banida do Mundo celestial a 10.000 anos atrás por Vishnu e os antigos guardiões celestiais.
[editar] Imperadores de Asra
São os guerreiros mais poderosos a serviço de Shiva. Apesar de ser dito na serie que eram 12 no total, apenas 6 deles são mostrados. Alem disso embora Indra fassa parte dessa classe de guerreiros de Asra, ele parece ter um nivel de poder muito superior a o dos outros, pois nem usava shakti e ainda assim era muito poderoso.
Haira o Imperador da Terra, Antera o Imperador do Sol, Santera a Imperatrix da Lua, Kubira o Imperador do Fogo - Enfrentam os guardiões no monte shumi e dão muitas dificuldades a eles. Eram tão fortes quanto os guardiões, mas pareciam mais adaptados para lutar no monte shumi, aonde não se podia usar muito soma de uma vez.
Mikala o imperador das sombras - o ultimo a enfrentar os guardiões já no palacio de shiva. Tinha o poder de fundir seu corpo ao do palacio.
[editar] Triade do Demônio
São três guerreiros que lutaram na guerra anterior contra Asra, que voltaram à vida graças ao poder de Indra .São eles:
[editar] Kundalini de Akumamyou
Deu muitas difículdades a Shurato e seus amigos, mas foi derotado pela Formação Mandala feita por Hyoga, Ryuma, Leiga e Shurato que conseguiram um poder inimaginável graças a Rakesh que quase se sacríficou para que esse objetivo fosse concluído.
Técnicas: Emissários do Demônio, Tentáculos de Fogo e Ondas Ardentes.
Mantra: Nenhuma
Golpe: Emissários do Demônio, serpentes de lava que caçam os adversários que se escondem.
Mantra: Un Kirih Kirih Dakarah Un Ran
Golpe: Tentáculos de Fogo.
Mantra: Naumak Sanmandah Bazaradan Rah Kiri Kih Un Ratah Ran
Golpe: Ondas Ardentes.
[editar] Trairah de Gosanzemyou
Uma bela e misteriosa guerreira com o poder de manipular o tempo e espaço. Conseguiu transmigar Shurato novamente para a terra e apagar suas memórias, no entanto Shurato se lembra de tudo e com sua própria força retorna ao Mundo Celestial e derrota Trairah.
Técnicas: Poder da Transmigação, Mil Tiros da Serpente e Névoa de Sohma
Mantra: Oun Sombani Somba Un Bakala Un Hatta
Técnica: Névoa de Sohma, cada gotícula da névoa que entra em contato com o corpo do adversário o torna mais pesado.
Mantra: Naumaku Sanmandah Bazaran Sunbari Zunbah Souwakah
Técnica: Mil Tiros da Serpente, milhares fios de cabelo afiados como espinhos são lançados em direção ao adversário.
Mantra: On Handa Karushituzah Un
Técnica: Poder da Transmigração, das raízes dos cabelos surge uma flor carnívora. O adversário é engolido por essa flor e transmigrado de volta a Terra e no momento em que Trairah decidir. Seu corpo não sai mais de lá.
[editar] Akalanata de Fudoumyou
É o mais forte da tríade. Causou vários problemas aos heróis, pois dominava as técnicas deles, além de mostrar a Shurato e companhia, os Guardiões Divinos de Dez Mil Anos atrás, através da Técnica do Passado Perdido. Jurou acabar com eles igual ao que fez aos antigos guardiões. É o único guerreiro da tríade que pode fundir seu shakti com os de seus companheiros Kundalini e Trairah, tornando-se muito poderoso. Akalanata é derrotado pela primeira vez por Ryuma que sabia o ponto fraco dele assim como o antigo Rei Dragão a Dez Mil Anos atrás, mas infelizmente como consequência morre junto, pois usou uma técnica suícida para derrotar o inimgo. Na guerra contra Asra, ele volta a vida graças ao poder de Shiva, mas este é derrotado pela segunda vez por Shurato vestido com o Shakiti de Brafma.
Técnicas: Telecinese, Cópia do Mantra do Adversário, Técnica do Passado Perdido, Triade Unida do Demônio, Explosão de Fogo do Inferno.
Técnicas que utiliza com seu Shakiti:
Mantra: nenhuma
Golpe: Telecinese, move montanhas, paralisa adversários pode usar as mãos a distância.
Mantra: On Bubobah Souma
Golpe: Luz do Passado Perdido, mostra cenas remanescentes de até 10000 anos atrás.
Mantra: Cópia do mantra do adversário
Golpe: Cópia da técnica do adversário, usando seu Souma consegue criar uma versão superior e vencê-lo.
Mantra: Naumaku Sanmandah Bazaradan Sendah Makalu Shadah Sohatayahaa Un Ratah Kahaman
Golpe: Tríade Unida do Demônio, mantra de unificação dos shakitis da Tríade
Golpe que utiliza com o Shakiti da Tríade Unida:
Mantra: Naumaku Sanmandah Bazaradan Kahan
Golpe: Explosão de Fogo do Inferno
[editar] Outros
[editar] Rakesh
É uma bela garota de 15 anos que vivia no monte Jurai. Ela é a primeira pessoa com quem Shurato entra em contato, e de uma maneira bem peculiar, Rakesh beija Shurato para despertá-lo. É a namorada de Shurato (apesar de ele não assumir) e sucessora de Vishnu, despertando seu poder logo após a morte natural da Deusa. Ela está sempre alegre e é bem romântica nunca se separa de seu bichinho de estimação Mii. Mesmo dando uns puxões de orelha em Shurato, Rakesh demonstra que o ama muito, a ponto de dar sua vida pelo rapaz, como aconteceu na luta contra Kundalini, da tríade do demônio.
[editar] Marichi de Marishiten
Marichi era um guerreiro das forças divinas de Deva. Foi um grande amigo de Hyouga durante a infância, além de ser perdidamente apaixonado por Lengue. Morre em combate com Lengue em decorrência de uma doença chamada "Mal das bolhas vermelhas". Porém, se não estivesse doente, derrotaria facilmente Lengue com sua técnica de manipulação da natureza.
[editar] Vishnu
Deusa muito bonita da criação. Vishnu é quem transmigra Shurato e Gai para o mundo celestial.É a líder suprema das forças divinas de Deva[1]. No primeiro arco do anime, é transformada em pedra por Indra, mas logo é libertada. Vishnu morre durante a guerra contra o povo de Asra.
[editar] Os guardiões secretos de Vishnu
São guerreiros de uma ordem secreta ,não tendo seus nomes revelados a pessoas de baixo posto dentre os guardiões ,sendo um tipo de agentes secretos. No anime somente dois deles aparecem.no episódio"O Despertar do Soma, a Explosão" onde falam para que Shurato,o rei shura,despertasse o seu soma para que podesse vencer a luta,e suas identidades são reveladas ao longo da série. Eles são Sallas a rainha BenzaiTen(antiga de deusa das artes) e Mayuri o rei de Ususama. Sabendo a verdade sobre as atitudes de Indra ele ajudão Shurato e sua turma nos momentos mais criticos
Mantra: Shibetchi Shibetchi Handara Bashin Sowaka; On Handa Mei Shindamani Jinbara Un; On Handa Mei Barada Han; Naumaku Sanmanda Bodanan Mahashiriei Sowaka.
[editar] Nome dos Personagens
Nome no Brasil Nome no Japão (仮名 / 漢字) Nome no Japão (ローマ字) Nome Traduzido
Guardiões Celestiais / 八部衆 / Hachibusshu / Oito Guardiões
Shurato, Rei Shura 修羅王 シュラ Shura Oh Shurato Shurato, Rei Asura
Gai, Rei Yasha 夜叉王 ガイ Yasha Oh Gai Gai, Rei Yaksha
Leiga, Rei Karla 迦楼羅王 レイガ Karura Oh Reiga Reiga, Rei Garuda
Ryuma, Rei Dragão 龍王 リョウマ Ryuu Oh Ryouma Ryouma, Rei Dragão
Hyoga, Rei Celestial 天王 ヒューガ Ten Oh Hyuuga Hyuuga, Rei Celeste
Lengue, Rainha Nahla 那羅王 レンゲ Naara Oh Renge Renge, Rainha Unicórnio
Kennya, Rei Dappa 闥婆王 クウヤ Dappa Oh Kuuya Kuuya, Rei Bubalus
Dan, Rei Hiba 比婆王 ダン Hiba Oh Dan Dan, Rei Rhino
Tríade do Demônio / 獣牙三人衆 / Juuga Sanninshu / Tríade da Maldição
Kundalini de Akumamyou 軍荼利明王 クンダリーニ Gundari Myuu Oh Kundalini Kundalini, Rei Demônio Gundari
Trairah de Gosanzemyou 降三世明王 トライロー Gousanze Myuu Oh Trayloh Trayloh, Rainha Demônio Gozan
Akalanata de Fudoumyou 不動明王 アカラナータ Fudou Myuu Oh Akalanarta Akalanarta, Rei Demônio Acala
Imperadores de Asra / 十二羅帝 / Juuniratei / Doze Imperadores
Mestre Indra, Imperador do Trovão 雷帝 インドラ Rai Tei Indrah Indrah, Imperador do Raio
Haira, Imperador da Terra 地帝 ハイラ Chi Tei Hailah Hailah, Imperador da Terra
Antera, Imperador do Sol 日帝 アーンテラ Hi Tei Ahntera Ahntera, Imperador do Sol
Santera, Imperatrix da Lua 月帝 サンテラ Gei Tei Santera Santera, Imperatrix da Lua
Kubira, Imperador do Fogo 火帝 クビラ Ka Tei Kubilah Kubilah, Imperador do Fogo
Mikala, Imperador das Sombras 冥帝 ビカラ Mei Tei Bikalah Bikalah, Imperador da Escuridão
Deuses / 神 / Kami / Deuses
Vishnu ヴィシュヌ Vishnu Vishnu
Shiva シヴァ Shiva Shiva
Brafma ブラフマー Brahma Brahma
Skrimill スクリミールー Skrimill Skrimill
Outros / ???
Rakesh ラクシュ Lakshu Lakshu
Lista dos episódios de Shurato.
[editar] Série
1.On Shura Sowaka.
2.A Grande Conspiração.
3.O Desafio de Ryuma.
4.O Despertar do Soma, a Explosão.
5.Pena! Traz-me a Verdade.
6.A Batalha do Amor e da Dor.
7.As Armadilhas da Caverna do Luar.
8.Rumo a Árvore do Palácio Celestial.
9.Luta Final! Acende, Luz Sagrada da Vida.
10.Gai Com Força Total, a Luta da Morte.
11.Lengue, a Tragédia da Fiel Guerreira.
12.O Duelo da Amizade.
13.O Contrataque da Formação Mandala.
14.No Limiar do Amor e do Ódio.
15.A Temível Tríade do Demônio.
16.O Retorno de Rakesh.
17.O Terror da Rosa Vermelha.
18.Em Busca da Memória Perdida.
19.Adeus Terra Natal, A Difícil Decisão.
20.O Roubo da Tática Secreta.
21.O Perigo Dos Shaktis Conectados.
22.A Última Batalha de Ryuma.
23.O Palácio Celestial no Meio da Tempestade.
24.O Adeus de Indra.
25.A Dor do Destino, Shurato Contra Gai.
26.Asra o Novo Inimigo.
27.A Procura do Poderoso Shakiti.
28.O Destino do Mal, O Retorno de Gai.
29.O Contrataque de Leiga.
30.O Escolhido.
31.O Soma da Amizade.
32.O Surgimento do Shakti.
33.O Bem ou o Mal, a Escolha do Deus da Criação.
34.A Batalha Final o Ataque de Ódio.
35.Depois Das Trevas o Futuro.
36.Convocação Urgente, a Batalha Final.
37.O Ataque Das Águas Perdidas.
38.A Eternidade Para o Rei Shura
[editar] Original Video Animation (OVA)
1.Início da miragem
2.Água da amnésia
3.Reunião de santos
4.Ascensão ao demônio
5.Tentáculos do demônio
6.Eterno regresso
Brasil
Dublagem brasileira
Personagem Dublador
Shurato Hidaka Marcelo Campos
Rakesh Letícia Quinto
Gai Kuroki Mauro Eduardo
Kennya Guilherme Lopes
Mestre Indra Cassius Romero
Leiga Hermes Barolli
Lengue / Mina Kuroki Márcia Regina
Dan Silvio Giraldi
Hyoga Afonso Amajones
Ryuma Leonardo Camilo
Mii / Salas / Yumiko Hidaka Leda Figueiró
Mayuri José Parisi Filho
Vishnu Tânia Gaidarji
Shiva Walter Breda
Akalanata Élcio Sodré
Trairo Christina Rodrigues
Kundalini Daoiz Cabezudo
Nilli Halli Francisco Brêtas
Saki Fátima Noya
Narrador Sérgio Moreno
Avô do Shurato / Deus Brafma Renato Master
Nenhum comentário:
Postar um comentário