A Saga de Hades é um dos arcos principais da série de anime/mangá Os Cavaleiros do Zodíaco criada por Masami Kurumada. Relata a Guerra Santa entre Atena e Hades.
Histórico das Guerras Santas
O Senhor das Trevas na mitologia, Hades, foi aprisionado há 243 anos, junto de seu exército. A batalha entre os Cavaleiros e os Espectros na última Guerra Santa ultrapassou todos os limites do imaginável, e muitos dos Cavaleiros perderam suas vidas. Somente dois Cavaleiros de Ouro sobreviveram, Dohko de Libra e Shion de Áries. Dohko recebeu de Atena a técnica Misopetha-Menos e viveu até os dias atuais. Shion, descendente do povo de Mu, possui longevidade. Mas Shion foi morto pelo cavaleiro de Saga de Gêmeos. Depois de 243 anos, Hades se liberta, pois o selo de Atena perdeu sua validade, e então tenta dominar o mundo, assim trazendo uma nova Guerra Santa. Mas os cavaleiros de bronze juntamente com os Cavaleiros de Ouro, se ajudam para acabar com Hades, e o Cavaleiro de Ouro que mais se destaca na saga do submundo, é Kanon, irmão gêmeo de Saga e considerado, até então, um traidor.
Atena temendo que os cavaleiros de bronze perdessem a vida, avisa a todos no Santuário que não deixassem em hipótese nenhuma os cavaleiros de bronze entrarem neste lugar, pois sabia que a batalha contra Hades ia ter início e que possivelmente todos eles perderiam a vida. Ikki de Fênix é o único que obedece seriamente a suas ordens, os demais não obedecem essa ordem e vão ao Santuário para saber o que está ocorrendo.
Já foi citado que mesmo um Cavaleiro de Atena, como ser humano, não possui vida eterna, mas essa regra não se aplica ao exército dos Espectro de Hades. Como governador de todo o Mundo dos Mortos, Hades é capaz de conceder um corpo físico para as almas mortas. O conceito de morte não existe entre os soldados de Hades, o que os torna destemidos em luta e guerreiros de força descomunal.
O Mundo dos Mortos dominado por Hades é um mundo inatingível pelo poder de outros deuses, inclusive Atena. Somente aqueles seres reconhecidos por Hades podem possuir os poderes nesse mundo, ou seja, somente os Espectros. Isso impediu desde tempos remotos que os domínios de Hades fossem invadidos por outros exércitos e Atena nunca conseguiu cortar o mal de Hades pela raiz. Contudo, após o segundo despertar de Hades o cavaleiro da casa de Virgem conseguiu descobrir meios de penetrar no mundo dos mortos, através do Arayashiki.
Na última Guerra Santa, os Cavaleiros de Atena deram tudo de si para aprisionar o exército de Hades. Contudo, era evidente que o selo que os prendia não duraria para sempre e, um dia, eles voltariam. Por essa razão, Dohko foi incubido de vigiar o selo, permanecendo nos cinco picos de Rozan.
[editar] Enredo
A Saga de Hades se divide em três fases:
[editar] Santuário
A rebelião de Saga de Gêmeos, as batalhas em Asgard e o despertar de Poseidon logo em seguida enfraqueceram ainda mais o efeito do Selo de Atena, chegando, finalmente, o dia em que o selo da torre se desfez.
As 108 Estrelas Malignas que estavam aprisionadas na Torre escaparam e espalharam-se pelos quatro cantos do mundo, penetrando no corpo dos seres escolhidos como Espectros.
Além dos 108 espectros originais, Hades revive Cavaleiros de Atena e lhes concede Sapúris. Esses novos espectros, vigiados por alguns espectros originais, invadem o Santuário para matar Atena. Posteriormente, revela-se que os Cavaleiros permaneciam fiéis à Atena e desejavam, na verdade, avisá-la dos planos de Hades.
[editar] Inferno
A única maneira de chegar ao Inferno sem se submeter aos domínios de Hades é despertando o oitavo sentido (Arayashiki), Atena e Shaka de Virgem atingem o Arayashiki e vão ao inferno enfrentar Hades.
Shion de Áries, antigo Mestre do Santuário que havia sido ressuscitado por Hades, entrega a armadura de Atena aos Cavaleiros de Bronze e ordena que eles se dirijam ao Inferno para ajudar a deusa. Kanon de Dragão Marinho recebe o perdão de Atena e também vai lutar no Inferno trajando a armadura de Gêmeos que fora de seu irmão Saga.
[editar] Elíseos
Com receio de que seu corpo mitológico original, nascido da relação entre Cronos e Réia fossse ferido, Hades separou sua alma dele e o escondeu no Templo do Eclipse, localizado nos Campos Elíseos.
Atena é aprisionada por Hades nos Campos Elíseos. O Inferno e os Elíseos são separados pelo Muro das Lamentações que somente permite a passagem dos deuses. Então, os doze Cavaleiros de Ouro destroem o muro para que os Cavaleiros de Bronze possam passar e enfrentar Hades.
Espectros de Hades
Os Espectros de Hades são os guerreiros que servem ao deus do Mundo dos Mortos, Hades, na série Os Cavaleiros do Zodíaco, de Masami Kurumada.
O Senhor das Trevas concede um corpo físico para as almas mortas, fazendo-as servi-lo como espectros com a promessa de vida eterna. Aqueles que têm um grande apego pela vida acabam caindo na tentação da vida eterna e entrando para o exército de Hades.
Sendo seguidores do Deus Hades, que é capaz de fornecer um corpo físico para as almas mortas. O Conceito de morte não existe entre os soldados de Hades. Existem 108 espectros, e estes foram selados por Atena na Última Guerra Santa, porém o Selo de Athena perdeu seu efeito e os 108 espectros se libertaram, dando início a mais uma Guerra Santa.
Aqueles que acolhem a alma de um espectro adquirem uma armadura protetora chamada Sapuris*, negra e brilhante como o ébano. Com as Sapuris, os Espectros conseguem ir e vir entre o Mundo dos Mortos e dos Vivos, sem que precisem despertar uma energia cósmica maior neles. Além disso, como a Sapuris é destinada ao escolhido segundo a Estrela Maligna que rege sua vida, o Espectro não precisa enfrentar um treinamento como os Cavaleiros ou ter uma qualificação natural como os Marinas. A Sapuris reage sobre o corpo daquele escolhido pela Estrela Maligna, transformando sua natureza para que aceite o uso da armadura. Na verdade, o Espectro é uma ferramenta para que a Sapuris exerça a sua função. Essa propriedade de modificar o corpo de quem a veste parece transformar as pessoas em algo não humano, como o exemplo de Myu de Borboleta.
As Estrelas do Mal
Aqueles que acolhem a alma de um Espectro adquirem uma armadura protetora chamada Surplices, negra e brilhante como o ébano. Com as Surplices, os Espectros conseguem ir e vir entre o mundo dos vivos e o Mundo dos Mortos, sem que precisem despertar uma energia cósmica maior neles. Além disso, como a Surplices é destinada ao escolhido segundo a Estrela Maléfica que rege sua vida, o Espectro não precisa enfrentar um treinamento como os Cavaleiros de Bronze ou ter alguma qualificação natural como os marinas. A Surplices reage sobre o corpo daquele ser escolhido pela Estrela Maligna, transformando sua natureza para que aceite o uso da veste. Em outras palavras, o Espectro nada mais é do que um meio para a Surplices exercer sua função, um tipo de marionete. Pode-se até dizer que a Surplices é que controla o Espectro. Essa propriedade de modificar o corpo de quem a veste parece transformar as pessoas em algo não humano, como o exemplo de Myu de Borboleta.
Os planos diabólicos de Hades não pararam quando ele produziu 108 guerreiros com poderes similares aos dos Cavaleiros de Atena. Criando um campo de força em torno do Castelo de Hades localizado na Terra, o Senhor das Trevas restringiu o poder dos Cavaleiros, ganhando território para que a vitória fosse quase completa. Dentro desse campo de força, nem mesmo os Cavaleiros de Ouro são páreo para os Espectros. Isso explica por que três dos Cavaleiros de Ouro foram enviados para o Inferno ainda em vida por Radamanthys, sem ao menos reagirem.
Os dois deuses superiores aos espectros, Thanatos e Hypnos, sempre desprezaram a existência dos Espectros porque sabiam que o poder deles vinha, na realidade, das Surplices. Para os dois, não importava se todos os espectros morressem, pois logo poderiam ser substituídos por outros escolhidos pelas Estrelas Maléficas, sem que houvesse desfalque no exército. Além disso, eles tinham absoluta confiança que o poder dos dois bastaria para resolver todos os problemas, caso fosse necessário.
Por que os espectros são 108? Segundo os ensinamentos budistas, o número 108 representa os 108 sentimentos que atormentam e desorientam a vida dos seres humanos. Os sentidos por meio dos quais compreendemos e percebemos determinadas situações são a base deste cálculo. A natureza desses sentidos origina-se da visão, da audição, do olfato, da gustação, do corpo físico e da mente. Cada qual pode ser qualificada em três sentimentos ou sensações que são: 'agradável', 'desagradável' e 'indiferente'. Para se entender a origem do 108, multiplicamos as seis percepções por esses três sentimentos. Assim, temos que 6 x 3 = 18. Esses 18 sentimentos podem, por sua vez, ser movidos por sentimentos 'puros' e 'impuros' e, assim, multiplica-se novamente por 2, totalizando 36. A existência, no entanto, abrange experiências do Passado, do Presente e do Futuro e, por isso, deve-se multiplicar novamente esses 36 sentimentos pelas 3 dimensões temporais, o que totaliza 108. No Japão, na passagem de ano, há o ritual de se tocar os sinos 108 vezes, que simboliza a purificação desses 108 sentimentos que causam a infelicidade dos homens. Por isso também o rosário do Shaka tem esses 108 sentimentos representados em 108 contas.
[editar] Deuses mensageiros de Hades
Thanatos (deus da Morte).
Hypnos (deus do Sono).
[editar] Deuses filhos de Hypnos
Oneiros dos Sonhos
Icelos das Ilusões
Phantasos das Formas Temporais
Morfeus dos Sonhos dos Heróis
[editar] Os 108 Espectros
Os Três Juízes do inferno:
Radamanthys (General Espectro de Wyvern, Estrela Celeste da Fúria). Na mitologia grega, um dos três juízes no Mundo dos Mortos, que julgava as almas vindas da Ásia. Golpes: Destruição Máxima (Máxima Precaução no horiginal) e Rugido Deslizante
Minos (General Espectro de Grifo, Estrela Celeste da Nobreza). Na mitologia grega, o juiz supremo do Mundo dos Mortos, que dava o voto final, ou seja, que decidia o destino das almas, em casos especiais. Golpes: Marionete Cósmica e Vôo das Plumas Gigantes
Aiacos (General Espectro de Garuda, Estrela Celeste da Valentia/ Heroismo). Na mitologia grega, um dos três juízes no Mundo dos Mortos, que julgava as almas vindas da Europa. Golpes: Ilusão Galáctica, Vôo da Garuda e Resplendor da Morte Galáctica
Maseis Celestes:
Valentine (Espectro de Harpia, Estrela Celeste do Glamor). Golpe: Devorador de Vidas e Doce Chocolate
Caronte (Espectro de Aqueronte, Estrela Celeste do Hiato). Golpes: Remo Giratório e Redemoinho Esmagador
Lune (Espectro de Balrog, Estrela Celeste da Eminencia). Golpes: Chicote de Fogo e Reencarnação
Faraó (Espectro de Esfinge, Estrela Celeste da Besta). Golpe: Balança da Maldição
Rock (Espectro de Golem, Estrela Celeste do Chifre).Golpe:Avalanche Explosiva
Iwan (Espectro de Troll, Estrela Celeste da Derrota).Golpe: Máxima Perestroika
Flégias (Espectro de Lycaon, Estrela Celeste do Crime).Golpe: Uivo Infernal
Stand (Espectro de Besouro Mortal, Estrela Celeste da Feiúra).Golpe:Conta Comigo/ Stand by me
Sylphid (Espectro de Basilisco, Estrela Celeste da Perficaz). Golpe: Vôo do Exterminio
Queen (Espectro de Mandrágora, Estrela Celeste Demoniaca). Golpe: Guilhotina da Flor Sangrenta
Gordon (Espectro de Minotauro, Estrela Celeste do Carcere). Golpe: Grandioso Machado Esmagador
Maseis Terrenas
Niobe (Espectro de Deep, Estrela Terrestre das Trevas). Golpe: Fragrancia Profunda
Giganto (Espectro de Ciclope, Estrela Terrestre Violenta). Golpe:Abraço de Gigante
Myu (Espectro de Papyllon, Estrela Terrestre Sinistra). Golpes: Erupção Horrenda, Fios de Seda e Encantamento Mortal
Raimi (Espectro de Verme, Estrela Terrestre da Submissão). Golpe: Tentáculos do Verme
Kiew (Espectro de Durahan, Estrela Terrestre da Sombra). Golpes: Spray de Sangue e Mensageiro da Morte
Ox (Espectro de Górgona, Estrela Terrestre da Corrida). Golpes: Cadeado Mortal e Olho da Custódia
Miles (Espectro de Elfo, Estrela Terrestre da Depreciação). Golpes: Contagem Natural e Mistura de Terremotos
Zelos (Espectro de Sapo, Estrela Terrestre Bizarra). Golpe: Chute Esmagador
Soldados rasos:
Markino (Espectro de Esqueleto, Estrela Terrestre da Vigilância). Golpes: Grande Flato e Pequeno Arbusto
Mundo dos mortos (Saint Seiya)
O Mundo de Hades é um dos cenários do anime Os Cavaleiros do Zodíaco. É a morada do deus Hades, para onde são enviadas as almas de todos aqueles que em vida cometeram pecados.
É composto de 8 Prisões, 3 Vales, 10 Fossos e 4 Esferas. Uma adaptação clara do Inferno de Dante descrito na sua obra "Divina Comédia".
Sekishiki
Aqui é a entrada para ir ao mundo dos mortos. As pessoas "recém-mortas" andam sem consciência até o buraco Yomotsu Hirasaka, e de lá, são mandados para o "Mundo de Hades".
Este local pode ser ativado pelo golpe do Máscara da Morte, ou pelos 3 Juízes do Mundo Inferior.
[editar] Portal do Inferno
"OPOIOS, MPAINEI EDW, NA PARATA KAQE ELPIDA"
Está escrito neste portal que os mortos devem perder suas esperanças, sendo que sofrerão por toda eternidade. Mas quando Seiya e Shun chegam ao mundo dos mortos, fazem um pacto dizendo que nunca iriam perder suas esperanças, passando o "arco" rumo à batalha.
[editar] Rio Aqueronte
Aqui é necessário pagar o transporte. Não esqueça de levar moedas.
Rio onde Caronte de Aqueronte trabalha com sua balsa transportando os mortos. A partir da outra margem, começa o chamado território do inferno.
Este rio é citado e mostrado no filme Amor Além da Vida (What Dreams May Come, 1998), no momento que o personagem de Robin Willians tenta entrar no inferno para encontrar a sua esposa que havia morrido.
[editar] 1ª Prisão
Local onde os juízes julgam os mortos. Mesmo se você mentir, será descoberto.
[editar] Morada do Juízo
Local no qual os pecadores têm sido julgados por Lune de Balron, que estava substituindo a função de Minos.
[editar] Vale da Ventania Negra
Inferno do vento que penaliza os condenados a ficarem pendendo sob os ventos de um furacão para sempre.
Kanon de Gêmeos monta uma emboscada nesse caminho e enfrenta Radamanthys.
[editar] 2ª prisão
Os condenados por avareza são golpeados por uma chuva pesada e gelada e se tornam alimento do cão de guarda do inferno, Cérbero.
Prisão guardada por Faraó de Esfinge.
[editar] Campo florido
Lugar onde Eurídice, amada de Orfeu, foi transformada em pedra. Foi ali onde Orfeu esteve no período onde foi dado por desaparecido.
[editar] 3ª prisão
Aqueles que abusaram da Cobiça ficam aqui condenados a empurrar pedras por toda a eternidade.
Prisão guardada por Rock de Golem e Iwan de Troll.
[editar] 4ª prisão
Pântano das Trevas. Os condenados cheios de ódio afogam-se uns aos outros.
Prisão guardada por Flégias de Lycaon.
[editar] 5ª prisão
Aqueles que não seguiram a doutrina divina ficam sofrendo confinados em túmulos queimando.
Prisão guardada por Stand de Besouro Mortal.
Os Três Juízes do Mundo dos Mortos surgem aqui para impedir a passagem de Kanon, que recebe ajuda de Ikki.
[editar] 6ª prisão
Seiya acaba sendo enviado por Lune para esta prisão. É formada por três vales e, em geral, para os violentos.
[editar] 1º vale
Vale do Lago de Sangue.
Vale para onde vão os criminosos que, em vida, utilizaram incessantemente da violência contra o próximo. Nela se encontra um mar de sangue, quente como lava, onde as pessoas sofrem pela eternidade.
[editar] 2º vale
Vale da Floresta.
Inferno florestal para onde vão os criminosos que se suicidaram.
[editar] 3º vale
Vale do Deserto.
Os criminosos que se entregarem aos prazeres demoníacos (pervertidos) são condenados a esse Inferno do deserto escaldante.
[editar] Grande Cachoeira de Sangue
Uma grande queda de sangue localizada entre o Terceiro Vale da 6ª prisão e o Primeiro Fosso da 7ª prisão. Todo o sangue dos pecadores julgados no Inferno desemboca aqui.
[editar] 7ª prisão
A maior de todas as prisões do inferno é formada por dez fossos. É o próprio inferno dentro do inferno. Os Cavaleiros de Bronze não precisaram passar por aqui.
[editar] 1º fosso
Os condenados por serem sedutores são chicoteados.
[editar] 2º fosso
Todos os lisonjeiros são jogados no excremento.
[editar] 3º fosso
Os que cometeram crimes usando o nome de Deus são assados por velas.
[editar] 4º fosso
Criminosos que fizeram falsas adivinhações têm a cabeça torcida.
[editar] 5º fosso
Caem nesse mundo os criminosos que fizeram corrupção ou desfalque. Caem em Lagoas Ferventes e têm o corpo inteiro cutucado por demônios.
[editar] 6º fosso
Os que cometeram o crime de hipocrisia passarão eternamente a usar mantos plúmbeos pesados.
[editar] 7º fosso
O Inferno de Serpentes onde caem os ladrões.
[editar] 8º fosso
Inferno flamejante que frita os criminosos estelionatários.
[editar] 9º fosso
Pessoas que semearam discórdias têm eternamente seus corpos cortados.
[editar] 10º fosso
As pessoas criminosas por falsificar dinheiro ou qualquer fraude caem nesse mundo. Seus corpos apodrecem rapidamente.
[editar] 8ª prisão: Cocitos (ou Kokyutos)
Aqui ficarão afogados neste Inferno de Gelo os criminosos mais sérios e que planejaram se rebelar contra deuses.
Prisão guardada por Valentine de Harpia.
Seiya e a alma de Orfeu caiu aqui por punição de Radamanthys. Neste inferno fica quatro esferas, incluindo a morada de Hades.
[editar] Esferas
[editar] Caína
Esfera de Radamanthys de Wyvern.
[editar] Antenora
Esfera de Aiacos de Garuda.
[editar] Ptoloméia
Esfera de Minos de Grifo
[editar] Giudecca
Esfera de Hades. Após ela fica o Muro das Lamentações, entrada para os Campos Elíseos
[editar] Muro das Lamentações
Muro que separa o Inferno do Paraíso (Campos Elíseos) e também serve para bloquear os homens de chegar a este lugar sagrado. Só os deuses podem ultrapassar o muro facilmente. Neste local, os 12 Cavaleiros de Ouro se encontraram para se sacrificar, abrindo um buraco para Seiya e os outros correm atrás de Atena para lhe entregar a sua armadura, já que ela estava nos Campos Elíseos lutando contra Hades.
[editar] Hiper Dimensão
Uma dimensão que separa inferno e eliseos, um lugar estranho onde o tempo e espaço são distorcidos, caracteriza-se pelos portais que levam a outras dimensões, somente os deuses é que podem passar por esse lugar, humanos comuns são fulminados e destruidos por esse lugar, porém aqueles que tiverem a proteção de um deus poder passar por esse lugar sem problema.
[editar] Campos Elísios
É o paraíso onde os seres humanos perdoados por seus pecados descansam em paz. Somente chegam aos Elísios quem tem permissão dos deuses (Seiya, Shun, Hyoga e Shiryu chegaram lá porque suas armaduras foram banhadas pelo sangue de Atena, Ikki porque recebeu de Pandora Heinstein um amuleto de Hades).
Enquanto o inferno é destinado aos pecadores, os elísios recebem aqueles que foram libertados de todo sofrimento e desejos profanos. Os dois locais são separados pelo Muro das Lamentações.
É protegido por Hypnos e Thanatos, dois deuses inferiores subordinados ao deus do mundo dos mortos.
Este local foi o palco para a última batalha contra o Imperador Hades.
Saga de Hades
[editar] Santuário (Juunikyuu-Hen)
Número Nome original do episódio Versão brasileira Versão portuguesa Protagonista do episódio Data de Lançamento
115 Ressurreição! Hades e As 108 Estrelas Malígnas O Início de uma Nova Guerra Santa Mu 09/11/2002
116 (Semi-Filler) O Trio da Lamentação! Lágrimas de Sangue O Lamento dos Três Mu, Saga, Shura, Camus. 09/11/2002
117 (Semi-Filler) As Sombras daqueles que se Esforçam As Sombras dos Mortos Aldebaran 14/12/2002
118 (Semi-Filler) Penitência do Imortal A Penitência do Imortal Milo e Kanon 14/12/2002
119 (Semi-Filler) A Revolta Temporária Dívidas do Passado Kanon 11/01/2003
120 O Antigo Guerreiro O Reencontro Com O Antigo Guerreiro Dohko, Shion 11/01/2003
121 O Exército de Espectros O Ataque dos Espectros Mu e Seiya 08/02/2003
122 No Momento de Hesitação Momento de Hesitação Shaka 08/02/2003
123 O Limite do Orgulho Além do orgulho Shaka 08/03/2003
124 O Confronto de Ouro A Exclamação de Atena Cavaleiros de Ouro 08/03/2003
125 Agitações no Santuário O Abalo do Santuário Atena 12/04/2003
126 A Armadura de Atena A Armadura de Atena Shion 12/04/2003
127 Determinação Máxima Rumo Ao Inferno Seiya, Shiryu, Hyoga, Shun 12/04/2003
[editar] Inferno (Meikai-Hen)
Número Nome original do episódio Versão brasileira Versão portuguesa Protagonista do episódio Data de Lançamento
128 Atravessem o Rio Aqueronte! Cruzem o Rio Aqueronte Cruzem! O Rio Aqueronte Seiya e Shun 17/12/2005
129 O Tribunal Silencioso O Julgamento Silencioso A Sala de Julgamento Seiya e Shun 17/12/2005
130 O Lendário Cavaleiro Orfeu Orfeu! O Lendário Cavaleiro. Orfeu, Cavaleiro Lendário Seiya e Shun 21/01/2006
131 Orfeu, o Triste Réquiem A Triste Melodia de Orfeu! Orfeu, o Triste Réquiem Orfeu, Euridice 21/01/2006
132 Hades, investida demoniaca sobre shun A Possessão Demoníaca Hades! A Possesão do Medo Shun, Hades 18/02/2006
133 Combate intenso! Corram para Giudecca! O Caminho para Giudecca! O Caminho Para Giudecca Ikki 18/02/2006
134 O Grande Eclipse! A Punição Divina! O Grande Eclipse. O Último Eclipse Ikki 15/12/2006
135 Ikki, o Punho da Tristeza A Dura Decisao de Ikki O Punho da Lamentação Ikki 15/12/2006
136 Deusa Atena! Arriscando sua vida! O Sacrificio da Deusa! Atena Arrisque a sua Vida! Atena 19/01/2007
137 O Muro das Lamentações! O Muro das Lamentações O Muro das Lamentações Dohko, Milo, Mu, Aiolia, Shaka 19/01/2007
138 12 Cavaleiros de Ouro reunidos no Muro das Lamentações. Reunam-se! Cavaleiros de ouro! Armaduras de Ouro Cavaleiros de ouro 16/02/2007
139 O triste fim dos Cavaleiros de Ouro Adeus, Cavaleiros de Ouro! Adeus! Cavaleiros de Ouro Cavaleiros de Ouro 16/02/2007
[editar] Elíseos (Elysion-Hen)
Número Nome original do episódio Versão brasileira Versão portuguesa Protagonista do episódio Data de Lançamento
140 Rumo aos Campos Elíseos Rumo aos Elíseos O Duelo Mortal Até o Elíseos Seiya,Shiryu,Hyoga e Shun 07/03/2008
141 Panteão da Morte e do Sono O Panteão da Morte e do Sono Os Deuses da Morte e do Sono Seiya 07/03/2008
142 Reforços Dourados! Reforços Dourados! Os Reforços de Ouro Seiya, Seika 02/05/2008
143 As Armaduras Divinas As Lendárias Armaduras Divinas A Lendária Armadura Divina Seiya,Shiryu,Hyoga,Shun e Ikki 02/05/2008
144 O Despertar de um Mito O Despertar do Mito Um Despertar Mitológico 01/08/2008
145 O Mundo onde a Luz Transborda! O Mundo onde a Luz Transborda! Rumo a Um Mundo Cheio de Luz Athena, Seiya, Shun, Hyoga, Shiryu e Ikki 01/08/2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário